sábado, 11 de julho de 2009

Sutiã aparecendo?


Desde que as novelas foram lançadas, as histórias e suas personagens tiveram um impacto profundo no imaginário do espectador. Tanto é que, de tempos em tempos, elas são responsáveis por ditar comportamentos e lançar modismos que, mesmo com curto período de duração, viram a cabeça de muita gente.

Foi assim com Roque Santeiro, A Favorita, O Clone e com muitas outras que levaram o público, mulheres e homens, a copiar o que estava sendo usado por alguns personagens e muitas vezes até a agir como eles.

Nada mudou nesse sentido: as novelas continuam lançando moda, servindo de alerta para problemas e ditando comportamentos que podem servir para bons e maus exemplos.


Nisso, as inspirações boas e que de fato acrescentam qualidade de vida ou melhoria no visual de todo um grupo social são bem vindas. Mas a novela Caminho das Índias tem ido além do esperado ao levar algumas mulheres a acreditarem que andar rebolando por aí e mostrando o sutiã é bacana e contemporâneo.


Falo da personagem Norminha, vivida pela atriz Dira Paes, que tem atraído a atenção do público feminino e masculino com suas peripécias e jeito rebolante de ser.


Na novela, a moça, apesar de casada com o guarda Abel, veste-se mostrando o sutiã, é insinuante para os homens e, quando alguma mulher mexe com o marido dela, revela-se a maior barraqueira.


Para a maioria dos homens, a Norminha da novela é uma inspiração para o sonho de consumo – enquanto para boa parte das mulheres ela representa uma alternativa de comportamento para relacionamentos amorosos que não saem do lugar comum.


O problema é que a tal Norminha, como outros personagens de novelas anteriores, ganhou as ruas e os corpos de algumas mulheres incautas passando a atuar como exemplo de conduta para a sociedade.


No caso da personagem de Caminho das Índias, o sutiã deixado à mostra vem sendo incorporado ao visual do dia-a-dia feminino como se a peça tivesse sido criada para esta finalidade.


O mesmo pode-se dizer sobre o comportamento da personagem, visto para muitas mulheres como uma possibilidade para atrair ou eventualmente punir companheiros que, por algum motivo, não sejam tão interessantes ou honestos.


Os personagens, sejam de novelas ou livros, têm o poder de corporificar nossos desejos, insatisfações ou certas loucuras que normalmente não são traduzidas em palavras.


No caso da Norminha, copiar a imagem sexy ou o comportamento da personagem é se expor ao risco de ser mal avaliada. Sutiãs continuam sendo peças que fazem parte da intimidade das mulheres e é lá que devem permanecer, pelo menos nos dias de hoje.


Quanto ao comportamento provocador da moça: dependendo de onde, em que momento e para quem é dirigido, ele nem sempre é o mais adequado. Por incrível que pareça, a maioria, homens e mulheres, sentem-se melhor com pessoas que expressam suas emoções de forma mais discreta.



FONTE: DELAS.IG

---


VISITE NOSSO SITE: SPBOLSAS E CONFIRA NOSSO MODELOS DE BOLSAS!

2 comentários:

Anônimo disse...

Por isso que as novelas são tidas como a melhor maneira de alienar o povo.

Ela são seguidas por uma massa que não vê perpectiva nenhuma.

É a droga que todo alienado quer.

Unknown disse...

Belo blog!
Provocador!
Sobre ser discreto, esse é um elemento precioso em tudo na vida!

Postar um comentário